Através da parceria formada no dia 23 de novembro entre o Viva Rio/ Viva Comunidade e o Sindicato dos Agentes Comunitários do Rio de Janeiro (SINDACSRJ), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das APs 2.1, 3.1 e 3.3 terão a oportunidade de fazer o Curso de Aceleração Escolar – Ensino Médio e completar gratuitamente o Ensino Médio no período de um ano e meio, através da Metodologia do Telecurso 2000 da Fundação Roberto Marinho. “É um momento importante para o Viva Rio/Viva Comunidade e uma tentativa nova que estamos fazendo em pensar, junto com a prefeitura do Rio, conteúdos que sejam específicos para os agentes comunitários de saúde”, disse o Diretor Executivo do Viva Rio, Rubem César.Durante o curso, os ACS receberão todos os materiais didáticos e também terão acesso a conteúdos direcionados à formação cidadã e especialização direcionada para sua área de atuação, tendo como principal eixo temático a Saúde Ambiental. O curso começa no inicio de 2011 e beneficiará 200 ACS que possuem o Ensino Médio incompleto ou somente o Ensino Fundamental. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 18:00 às 22:00 horas, e as disciplinas serão apresentadas em módulos com carga horária de 40 a 160 horas. Um balanço feito pelo Viva Comunidade mostra que dos 800 agentes, 156 não concluíram o Ensino Médio. A área com maior defasagem de aprendizado é a 3.1, com 103 ACS.

A cerimônia para assinatura da parceria aconteceu no Salão nobre do Viva Rio. Além de Rubem, o evento contou com a presença do coordenador de gestão de projetos do Viva Rio, Francisco Potiguara; do presidente do Sindicato do Agente Comunitário de Saúde (SINDACS), Ronaldo Moreira; da gerente do PSF Samora Machel localizado no Complexo da Maré, Cíntia Mariano; do coordenador da AP 3.3, Hugo Fagundes; e do coordenador da AP 3.1, Alexandre Modesto.

De acordo com Hugo, esse é o momento de consolidação de um novo modelo de saúde da família no Rio de Janeiro e é de fundamental importância que se produza uma força de trabalho especializada e com grau técnico. “Temos muito orgulho dessa parceria com o Viva Comunidade, porque estamos assumindo um dos compromissos fundamentais da Secretaria Municipal de Saúde que é de apostar na qualidade de vida e na construção de cidadania e desenvolvimento das pessoas de nossa cidade”.

O presidente do SINDAC enxerga o curso de Aceleração Escolar como um trampolim na escala do conhecimento dos agentes. “Nós nos sentimos honrados quando essa ideia nos foi apresentada pelo Viva Comunidade, pois foi um presente não só para o sindicato mas para toda a categoria”.

*Fotos de Márcia Farias, do Viva Favela