Esporte, lazer e saúde em Costa Barros

Torneio de Muay-Thai animou a festa de confraternização da unidade de saúde Sylvio Frederico Braunner, no dia 16 de dezembro. Em quatro meses, o projeto Atitude Saudável já atende a 150 crianças e jovens, oferecendo uma opção de lazer e promovendo o esporte e hábitos saudáveis na comunidade.

“Já tiramos muitos jovens da rua e isso é prova de que estamos no caminho certo”, comemorou o gerente da unidade, Reilson Binatto, que contou um episódio que o marcou e ajudou a dar uma dimensão da relevância do projeto: “Numa conversa, a mãe de um dos jovens que participam das oficinas me disse que é graças ao projeto que agora ela sabe onde encontrar o seu filho”.

Para a coordenadora do Atitude Saudável, Fabiana Gaspar, os resultados do projeto já podem ser percebidos na mudança de atitude dos jovens: “Eles estão mais disciplinados, mais centrados e mais conscientes de suas atitudes”, comentou. Reginaldo dos Santos Ramos, 18 anos, participa das oficinas de Muay-Thai e diz que o Atitude Saudável é o melhor projeto oferecido na comunidade. “Antes eu andava com pessoas erradas e agora estou praticando artes marciais e competindo. Posso me considerar um atleta e agora vejo um futuro para mim”, contou.

Durante o evento também houve apresentação dos alunos da oficina de dança do Atitude Saudável e do projeto de Jiu-Jitsu Saúde Veste Kimono, implementado da unidade de saúde Portus, Quitanda e Tom Jobim.

Um teatrinho de fantoches sobre saúde bucal, pula-pula e doação de brinquedos completaram a programação de atividades lúdicas para as crianças. Além disso, houve também uma ação de conscientização sobre a importância da prevenção do DST/AIDS e doação de brinquedos para as crianças.

Texto: Flávia Ferreira
Foto: Fernando Mascote